Bruce Straley diretor de The Last of Us deixa a Naughty Dog



Em uma nota publicada por Evan Wells, presidente da Naughty Dog, ele informa que Bruce Straley diretor de The Last of Us, Uncharted 2: Among Thieves e Uncharted 4: A Thief's End, está deixando a desenvolvedora. O dog estava em um ano sabático e não retornará.

Nos últimos meses, Bruce e eu estamos discutindo o seu eventual retorno a Naughty Dog depois de seu bem merecido período de descando após Uncharted 4. Como conversamos sobre isso, ficou claro que seu tempo longe levou Bruce a perceber que era hora de seguir em frente sem a Naughty Dog, por mais difícil que seja a decisão. Ao longo dos anos, o Naughty Dog teve que se separar de muitos membros talentosos da equipe, e é sempre triste vê-los ir, mas este é particularmente difícil para mim.
Bruce trouxe sua paixão e determinação para Naughty Dog há mais de dezoito anos, começando como um membro-chave da equipe trabalhando no Crash Team Racing, e depois na série Jak e Daxter. Ele intensificou a co-arte de Uncharted: Drake's Fortune e estava envolvido bastante envolvido em todos os aspectos com a produção que, quando chegou a hora de lançar Uncharted 2: Among Thieves, ele recebeu o papel de diretor do game. Ele traçou o objetivo de que Uncharted 2 ganharia prêmios de Jogo do Ano, e pela primeira vez na história do Naughty Dog, fez exatamente isso e os esforços do estúdio foram recomendados em toda a indústria. Mas ele não estava satisfeito com a realização desse objetivo - ele queria construir uma franquia a partir do zero. Ele conseguiu essa oportunidade.
O impulso de Bruce pela excelência e o apoio entusiasmado para seus companheiros de equipe ajudaram a moldar a cultura do estúdio e continuarão a ter um impacto duradouro. Só por isso, toda a equipe é grata. E para mim, posso atribuir muito do meu próprio crescimento pessoal como desenvolvedor de jogos para ter trabalhado ao lado de seu talento incrível por mais de vinte anos. É realmente louco pensar que muito tempo passou! E, através de tudo isso, tenho ainda mais a sorte de poder contar com ele como amigo.
Embora eu esteja triste ao vê-lo ir, não poderia estar mais animado para ver em que idéias Bruce está trabalhando. Todos nós desejamos a ele a melhor sorte em seus novos empreendimentos.
Bruce, foi uma honra. Obrigado por tudo - continue sendo incrível.

Atualizado - 18:27

Pouco tempo depois, também através do blog da desenvolvedora, Straley publicou:

É impossível resumir 18 dos anos mais influentes da minha carreira em uma postagem de blog, mas aqui estamos - hoje, com os corações mais pesados, estou anunciando minha partida de Naughty Dog.

Esta foi a decisão mais difícil da minha carreira. Naughty Dog é meu lar. O Kennel é família. Aprendi e cresci muito ao trabalhar com essa equipe incrível. Mas depois de dirigir três projetos extremamente exigentes, e ficando algum tempo longe do escritório, descobri que minha energia estava focada em outras direções, e lentamente percebi que esse era o sinal de que é hora de seguir em frente.

Estou deixando Naughty Dog com a equipe mais forte que já teve, e isso significa muito. Mas, mais do que o talento, são as pessoas que mais sentirei falta. A cultura do trabalho na Naughty Dog é sobre sair do seu lugar e resolver problemas juntos. É o que me permitiu construir tantas amizades e ganhar tanto respeito por este grupo estelar de pessoas. Eu entendo - "é apenas trabalho" - mas quando você gasta tanto tempo no que fazemos juntos, na panela de pressão de trabalho criativo e prazos, você realmente conhece uma pessoa. E tive minha parcela de momentos difíceis. Mas ter o privilégio de ver as pessoas crescerem além do conceito do que são possíveis, tecnicamente, criativamente, e pessoalmente tem sido o aspecto mais gratificante do meu trabalho e continua me motivando a fazer o mesmo. Estou tão orgulhoso de ter feito parte desta equipe. Mal posso esperar para ver o que eles farão no futuro.

Com a mais profunda gratidão - obrigado a todos com quem trabalhei ao longo dos anos. Vou sentir sua falta e sua energia profundamente. Obrigado a Andy e Jason por confiarem em mim. Graças a Amy e Neil por serem excelentes parceiros criativos. Graças a Christophe por todo o apoio e inspiração - aprendi muito com você. E um agradecimento especial extra a Evan Wells. Você foi a primeira pessoa que conheci que realmente me inspirou a acreditar no poder do jogo e, se não fosse por você, talvez nunca teria chegado a Naughty Dog em primeiro lugar. Minha apreciação ultrapassa o que as palavras podem dizer.

E um sincero agradecimento aos fãs. Saber que eu era uma parte da criação de algo que tocou ou moveu qualquer um de vocês fez isso tudo valer a pena - e agora eu também posso antecipar a próxima obra-prima da Naughty Dog!
Ao fechar este capítulo com um coração pesado e uma apreciação por tudo o que Naughty Dog fez por mim, abro o próximo com uma emoção para continuar a jornada no processo criativo. Ainda não tenho nada para anunciar, mas estou ansioso pela descoberta e compartilhá-la com todos vocês em breve. 

No twitter, Neil Druckmann, que foi diretor criativo do primeiro game e agora diretor geral de The Last of Us Part II lamentou:

Bruce Straley tem sido meu mentor, diretamente parceiro e amigo. Sinto falta de trabalhar com ele, mas estou animado para experimentar tudo o que quer que ele faça.
Tecnologia do Blogger.